Obstétrico com Doppler
Também conhecido com Doppler fetal, é indicado pelo obstetra, e serve para avaliar os vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta, observando se há alguma alteração no fluxo sanguíneo para o feto, de forma a programar melhores formas ou o momento para o parto.
Este exame costuma ser feito no terceiro trimestre da gestação, entre 32 a 36 semanas, sendo especialmente necessário caso o médico suspeite de alguma alteração provocada por situações como crescimento abaixo do esperado, diabetes materno, alteração da quantidade do líquido amniótico, gestação de gêmeos ou diminuição da movimentação do feto, por exemplo.
Para que serve o ultrassom Obstétrico com Doppler?
Indicado durante a gestação para avaliar o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, responsável pela oxigenação e desenvolvimento do bebê.
Qual a diferença do ultrassom Obstétrico normal e a com Doppler?
1O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo. 2O ultrassom com Doppler verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.
Os principais motivos para o pedido do Ultrassom com Doppler são:
-
Risco ou suspeita de crescimento reduzido ou má formação do feto;
-
Avaliação de frequência cardíaca do feto;
-
Alteração no líquido amniótico – fluido que envolve e protege o embrião;
-
Incompatibilidade de grupos sanguíneos – fatores Rh;
-
Risco de transmissão congênita de doenças;
-
Gestação múltipla;
-
Gestação anterior com parto prematuro.
