O ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é um exame para visualizar o órgão reprodutor feminino internamente, podendo diagnosticar alterações em todas as estruturas da genitália interna principalmente útero e ovários inclusive gravidez na sua fase inicial.
Sem duvida é o melhor método para visualizar essas estruturas porque por via abdominal encontramos alças intestinais que vão atrapalhar a visualização dos órgãos.
O ultrassom transvaginal pode incomodar, mas não é um exame doloroso.
Ele é realizado com a paciente em posição ginecológica, deitada em uma maca com as pernas afastadas e os joelhos dobrados.
O ultrassonografista insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, para que facilite a passagem no equipamento.
É um exame de rotina, geralmente solicitado pelos ginecologistas, para avaliar a saúde dos órgão e estruturas pélvicas da mulher.
Permite diagnosticar problemas da região pélvica, como cistos, miomas, coleções líquidas, endometriose, infecções, gravidez ectópica e até câncer. O exame transvaginal também pode ser feito na gravidez no primeiro trimestre para confirmá-la, para avaliação de rotina e definição de idade gestacional.


.jpg)
