Periódico
O exame periódico é feito em determinados intervalos para comprovar que a saúde do profissional está em dia, sem nenhuma alteração decorrida de suas atividades na empresa. Esse exame pode ser realizado em intervalos diferentes dependendo do caso.
Normalmente, são realizados a cada 2 anos, para funcionários maiores de 18 anos e menores de 45 anos. Entretanto, podem ser realizados em intervalos de 1 ano para os seguintes casos:
-
Funcionários menores de 18 anos ou maiores de 45 anos;
-
Mediante negociação com a empresa devido notificação médica após inspeção no ambiente de trabalho;
-
Funcionários expostos às condições hiperbáricas (NR-15);
-
Qualquer outro motivo com justificativa médica que necessite de exame periódico com menor intervalo.
O médico pode solicitar exames patológicos e clínicos completos. Os aspectos da saúde do funcionário são investigados para averiguar se ele apresenta qualquer problema físico ou mental, relacionado às suas atividades na empresa.
Também podem ser solicitados exames complementares, o que é muito comum, especialmente se o funcionário em questão atua em funções de risco, com periculosidade ou insalubridade. Os exames adicionais podem incluir:
-
audiometria;
-
espirometria;
-
laborais;
-
acuidade visual;
-
ECG;
-
Psicotécnico;
-
raios X;
-
EEG.
O resultado dos exames apontará se o funcionário está apto a continuar exercendo suas funções, ou se deve ser readequado para prevenir ou tratar eventuais problemas de saúde.

