Osteoporose
A osteoporose, que literalmente significa osso poroso, é uma doença na qual a densidade e a qualidade do osso são reduzidas. À medida que os ossos se tornam mais porosos e frágeis, o risco de fraturas aumenta muito. A perda de osso ocorre silenciosa e progressivamente. Geralmente, não há sintomas até que a primeira fratura ocorra.
Desde o momento do nascimento até a idade adulta, os ossos estão se desenvolvendo e se fortalecendo. Nossos ossos são mais densos em nossos primeiros 20 anos – chamados de pico de massa óssea
À medida que envelhecemos, algumas das nossas células ósseas começam a dissolver a matriz óssea (reabsorção), enquanto as novas células ósseas depositam osteóide (formação). Este processo é conhecido como remodelação.
Para pessoas com osteoporose, a perda óssea supera o crescimento de novos ossos. Os ossos se tornam porosos, frágeis e propensos a fraturas.
fatores de risco fixos também incluem o que é chamado de “fatores secundários de risco” – distúrbios e medicamentos que enfraquecem o osso e afetam o equilíbrio (elevando o risco de fratura por queda). Fatores de risco fixos incluem3-6:
Idade
Gênero feminino
História familiar de osteoporose
Fratura anterior
Etnia branca
Menopausa / histerectomia
Terapêutica com glucocorticóides a longo prazo
Artrite reumatoide
Hipogonadismo primário / secundário em homens

