O mioma
É um tipo de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero e que também pode ser chamado de fibroma ou leiomioma uterino. A localização do mioma no útero pode variar, assim como o seu tamanho, que pode ser microscópico ou possuir vários centímetros.
Os miomas são relativamente comuns e, na maioria dos casos, não provocam sintomas, no entanto algumas mulheres podem relatar cólica, sangramentos ou dificuldade para engravidar. Nesses casos, pode ser indicado o início do tratamento de acordo com a orientação do ginecologista e características do mioma, podendo ser recomendado o uso de remédios para aliviar os sintomas ou cirurgia para retirar o mioma ou o útero, nos casos mais graves.
Causas
As causas do mioma uterino ainda não são completamente conhecidas, mas sabe-se que os hormônios progesterona e estrogênio possuem influência no desenvolvimento do problema. Durante a gravidez – quando ocorre aumento no nível dos hormônios – as chances de desenvolver o tumor são maiores; já na menopausa a incidência de mioma é bem mais baixa.
Alguns fatores de risco também podem influenciar no aparecimento da condição. Dentre os principais, podemos citar:
etnia (mulheres negras têm mais chance de desenvolver miomas);
histórico familiar;
início da menstruação em idade precoce;
obesidade;
má alimentação;
ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Sintomas
Em grande parte dos casos, os miomas são assintomáticos e só são descobertos após a realização de exames específicos. Contudo, o problema pode provocar sintomas característicos, como:
sangramento vaginal em grande quantidade;
anemia; cólicas menstruais, sensação de peso ou pressão na parte inferior do abdome, dor pélvica, infertilidade.
Diagnóstico
Quando a paciente apresenta algum sintoma característico de mioma uterino, é hora de buscar a ajuda de um profissional especializado. O diagnóstico inicial pode ser realizado por meio de uma avaliação física detalhada, mas, geralmente o médico solicita alguns exames vasculares para confirmar o problema.
O mais comum é o ultrassom transvaginal, que utiliza ondas sonoras para obter imagens do útero, além de determinar o número e a localização dos miomas. Em casos inconclusivos, é necessário a realização de uma ressonância magnética para obter um diagnóstico correto da situação.

