top of page

Fisioterapia

O objetivo da fisioterapia é melhorar a função articular e muscular (p. ex., amplitude de movimento, força) e assim melhorar a capacidade do paciente de permanecer em pé, se equilibrar, andar e subir escadas. Por exemplo, fisioterapia geralmente é utilizada para treinar indivíduos com amputações nos membros inferiores. Por outro lado, a terapia ocupacional focaliza as atividades de autocuidado e melhoria da coordenação motora fina dos músculos e das articulações, particularmente nos membros superiores.

(Ver também Visão geral da reabilitação.)

 

Amplitude de movimentos

A limitação da amplitude de movimento altera a função e tende a causar dor e predispor o paciente a úlceras de pressão. A amplitude de movimentos deve ser avaliada com um goniômetro antes da terapia e regularmente a seguir (para verificar os valores normais, Valores normais para amplitude de movimento de articulações*).

 

Os exercícios na amplitude de movimento alongam articulações enrijecidas. Alongamento é geralmente mais eficaz e menos doloroso quando se eleva a temperatura do tecido a 43° C ( Medidas de reabilitação para tratamento da dor e inflamação : Calor). Há vários tipos:

 

Ativos: esse tipo é utilizado quando o paciente consegue realizar exercícios sem ajuda; os pacientes devem mover seus membros sozinhos.

Ativos assistidos: esse tipo é utilizado quando os músculos estão fracos ou quando a movimentação da articulação causa desconforto; os pacientes precisam mover os membros, mas são auxiliados pelo terapeuta.

Passivos: esse tipo é utilizado quando os pacientes não conseguem participar ativamente do exercício; não é necessário esforço por parte do paciente.

 

Força e condicionamento

Vários exercícios visam aumentar a força muscular (para graduação de força muscular: Graus da força muscular). A força muscular pode ser aumentada com exercícios restritivos progressivos. Quando um músculo está muito fraco, a gravidade isolada é uma resistência suficiente. Quando a força muscular melhora, são necessárias resistências adicionais manuais ou mecânicas (p. ex., pesos, tensão elástica).

 

Os exercícios gerais de condicionamento associam vários exercícios para tratar os efeitos de debilitação, repouso prolongado no leito ou imobilização. Os objetivos são restabelecer o equilíbrio hemodinâmico, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e manter a amplitude de movimentos e a força.

 

Para idosos, a finalidade destes exercícios é fortalecer os músculos o suficiente para funcionarem normalmente e possivelmente recuperar a força normal para a idade.

Facilitação neuromuscular proprioceptiva

A facilitação neuromuscular proprioceptiva promove atividade neuromuscular em pacientes com lesão do neurônio motor superior e espasticidade, permitindo que sintam as contrações musculares e auxiliem a manutenção da amplitude de movimento da articulação afetada. Por exemplo, a aplicação de resistência intensa ao flexor do cotovelo esquerdo (bíceps) de pacientes com hemiplegia direita causa contração do bíceps hemiplégico, flexionando o cotovelo direito.

 

Fisioterapia.png
fisioterapia.jpg

© 2021 Clinica APG

Localização

Av. Demétrio Couto Guerrieri, 564, Centro

Tel: (073) 3281-1949

33c671b2c41db7e409d0dec692091f29_edited.
  • YouTube
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

RESPONSÁVEL TÉCNICO :

Dr. Adriano Pires Gonçalves

Cremeb 13922

bottom of page