Ciclo cardíaco
Durante um ciclo cardíaco, todas as quatro câmaras do coração passam por um período de contração, chamado sístole, e um período de relaxamento, chamado diástole. Como resultado da contração e relaxamento cíclicos dos ventrículos, a pressão arterial nos circuitos pulmonares e sistêmicos sobe e desce.
Vamos considerar um ciclo completo para o lado esquerdo do coração. As pressões e os volumes das câmaras podem ser mostrados em um gráfico. Aqui, a linha vermelha indica a pressão dentro do ventrículo esquerdo. A linha verde mostra a pressão na aorta, e a linha azul indica a pressão dentro do átrio esquerdo.
Começaremos nossa análise a partir do final de um ciclo cardíaco. Nesse ponto, os átrios e ventrículos estão na diástole, e os ventrículos estão aproximadamente 70% cheios de sangue. O ciclo cardíaco começa com a sístole atrial.
À medida que o átrio esquerdo se contrai, o sangue remanescente no átrio esquerdo é forçado para dentro do ventrículo esquerdo. O átrio esquerdo então relaxa e a diástole atrial começa. À medida que o átrio esquerdo relaxa, o ventrículo esquerdo se contrai e a sístole ventricular começa. A contração ventricular aumenta a pressão sanguínea dentro do ventrículo esquerdo. Quando a pressão do ventrículo esquerdo excede a pressão atrial esquerda, a válvula bicúspide se fecha, impedindo que o sangue flua de volta para o átrio. A pressão ventricular continua a aumentar até que excede a pressão sanguínea na aorta. Nesse ponto, a válvula semilunar aórtica é forçada a se abrir, e o sangue flui para dentro da aorta.
Quando o ventrículo esquerdo termina de se contrair, ele entra no período da diástole ventricular. A pressão sanguínea no ventrículo esquerdo diminui rapidamente. Quando ela cai abaixo da pressão aórtica, a válvula semilunar se fecha e impede o refluxo.
O átrio esquerdo permanece em diástole por toda a sístole ventricular e continua durante a maior parte da diástole ventricular. Durante a diástole ventricular, o sangue venoso entra no átrio esquerdo e, quando a pressão sanguínea dentro do átrio esquerdo excede a pressão sanguínea no ventrículo esquerdo, a válvula mitral se abre e ocorre o enchimento passivo do ventrículo. Isso continua até que o ciclo cardíaco termine, e a sístole atrial marca o início do próximo ciclo.

